Realizou-se, no dia 22 de janeiro, na EB1/PE/C Eng. Luís Santos Costa (Machico), um exercício de abrigo.
Nas escolas da RAM é já prática corrente a realização de exercícios de evacuação, onde se simula a existência de um perigo no interior do edifício (ex. incêndio), que tem como consequência a evacuação de toda a população escolar para um local seguro no exterior - o ponto de encontro.
Neste dia, foi no entanto exercitada uma situação de abrigo, no qual se treina o procedimento oposto, isto é, simula-se um perigo no exterior do edifício (ex. explosão, tempestade súbita, perigo humano,...).
Foi criado um cenário onde o risco seria relacionado com o comportamento violento de uma pessoa nas imediações da escola. Após o alarme de abrigo a escola desencadeou todos os procedimentos pré-definidos para esta situação, com a entrada rápida e organizada no edifício dos alunos, docentes e não docentes, para um local interior, previamente definido, com o objetivo de se protegerem do risco externo.
Estiveram presentes no exercício observadores da Secretaria Regional de Educação e do Serviço Regional de Proteção Civil.