As escolas da Madeira contam com 66 novos delegados de segurança, informou hoje a Secretaria Regional de Educação. A formação, de 25 horas e creditada pela Direção Regional de Educação, teve início na passada sexta-feira, no auditório do Serviço Regional de Proteção Civil.

Estes docentes têm por missão desenvolver anualmente, em cada escola, as medidas obrigatórias por lei relativas à segurança contra incêndios, nomeadamente a sensibilização da comunidade escolar relativa aos seus planos de prevenção e emergência, assim como a execução de exercícios de evacuação internos e de simulacros com as autoridades.

Estes professores dinamizam ainda conteúdos relativos a outras situações de segurança e de risco, incluindo os gestos que salvam vidas ou os riscos naturais, neste último caso cumprindo uma medida de prevenção constante no relatório do Instituto Superior Técnico relativamente ao risco de aluvião na Região, assim como no Plano de Gestão de Risco de Inundações (PGRI).

Refira-se que, a 19 de setembro, realizou-se uma reunião geral para os cerca de 150 delegados de segurança que continuam em funções nas várias escolas das Região, com o objetivo de recapitular os objetivos do projeto e a dinâmica das atividades, bem como apresentar os novos temas e recursos pedagógicos.

No início de ambas as iniciativas, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, José Dias, e o vice-presidente, Miguel Branco, dirigiram aos delegados de segurança uma mensagem de confiança e apoio à sua missão, entendendo-os como uma extensão da Proteção Civil em cada uma das escolas.

sre2                AIG2   

 DRE      SRIJ    DRS

Back to top
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.